SHARE
tempos verbais em ingles

Oi, pessoal. Tudo certo com vocês? É importante estudar a gramática da língua inglesa caso você queira aprendê-la de fato. Esse conhecimento te ajudará muito na comunicação! Para isso, no post de hoje trazemos alguns detalhes sobre os tempos verbais em ingles. Diz-se, inclusive, que são mais simples e fáceis de aprender do que os em português! Vamos lá?

simple present

Simple Present (Presente Simples)

O primeiro dos tempos verbais em ingles de qual falaremos é o simple present. A ideia é falar sobre condições permanentes de coisas ou fatos, que são tidos como verdadeiros no presente. Também pode ser utilizado para apresentar informações conhecidas como verdades universais, ou para se falar de situações repetitivas (como hábitos ou rotinas). Por último, serve para se falar de um futuro muito próximo, com uma situação que já está “agendada”. Veja alguns exemplos de frases no presente simples abaixo:

“I get home at 6 PM.” – “Eu chego em casa às 6 da tarde.”

“Snow is cold.” – “A neve é gelada.”

“My plane leaves at 5 AM.” – “Meu avião sai às 5 da manhã.”

present continuous

Present Continuous (Presente Contínuo)

O segundo dos tempos verbais em ingles que abordaremos nesse post é o present continuous. Ele deve ser utilizado para falar sobre situações que estão acontecendo ou progredindo ao mesmo tempo da fala. Também pode aparecer para falar sobre ações repetitivas, desde que sejam temporárias. Observe alguns exemplos abaixo:

“I am studying math.” – “Eu estou estudando matemática.”

“We are going to church.” – “Nós estamos indo à igreja.”

“I am working at Target until I get a better job.” – “Eu estou trabalhando na Target até eu conseguir um emprego melhor.”

Past simple

 Past Simple (Passado Simples)

past simple é o terceiro dos tempos verbais em ingles. Ele se refere a um tempo “completamente” passado, sem relação ao presente. Também aparece como referência a situações ou hábitos no passado. Trata-se de uma forma de passado bastante definida, que determina quando a ação aconteceu. Atente-se a algumas frases de exemplo com o past simple a seguir:

“I went to my grandmother’s house last week.” – “Eu fui à casa de minha avó na semana passada.”

“I did not study.” – “Eu não estudei.”

“I worked at the supermarket last year.” – “Eu trabalhei no supermercado ano passado.”

past continuous

Past Continuous (Passado Contínuo)

O quarto item de nossa lista de tempos verbais em ingles é o past continuous. Ele é conhecido como passado contínuo ou progressivo. Geralmente é usado como referência a ações ou situações em andamento num momento do passado, mostrando que a situação é temporária. Também aparece para falar de acontecimentos passados que serviram de contexto para novas situações. Veja alguns exemplos abaixo para compreender melhor:

“I was making dinner at 7 PM.” – “Eu estava fazendo o jantar às 7 da noite.”

“He was talking to her at the bar.” – “Ele estava falando com ela no bar.”

“It was snowing when we arrived at the hotel.” – “Estava chovendo quando nós chegamos no hotel.”

present perfect

Present Perfect (Presente Perfeito)

present perfect é o quinto item dos tempos verbais em ingles. Ele fala sobre situações que ocorrem no passado, mas têm conexão com o presente. Isso significa que tal ação decorrida é importante na hora da fala.

O presente perfeito não é um tempo verbal “específico”. Ele pode ser apresentado de forma explícita, com alguma indicação de tempo na frase, ou ainda de maneira implícita. Veja alguns exemplos de uso abaixo:

“Have you called her?” – “Você ligou para ela?”

“Tina has lost her keys. ” – “Tina perdeu as chaves dela.”

“I haven’t done anything!” – “Eu não fiz nada!”

present perfect continuous

Present Perfect Continuous (Presente Perfeito Contínuo)

Mais um dos tempos verbais em ingles é o present perfect continuous. Ele é usado para falar sobre situações que acabaram de acabar. Também pode ser usado para se referir a ações que começaram no passado mas se estendem ao presente, enfatizando essa ação. Atente-se a alguns exemplos de uso abaixo:

“I have been needing help with my children.” – “Eu tenho precisado de ajuda com meus filhos.”

“She has been trying to find a job.” – “Ela tem tentado encontrar um emprego.”

“George has been trying to make it up to me.” – “George tem tentado me recompensar por isso.”

Receber livro grátis: Guia Definitivo de Inglês para Viagem. Últimas cópias!

past perfect

Past Perfect (Passado Perfeito)

O sétimo de nossa lista de tempos verbais em ingles, past perfect é usado em referência a uma situação no passado que, de alguma forma, está conectada a um outro período passado. O passado perfeito seriam acontecimentos acontecidos antes do passado simples. Veja alguns exemplos a seguir:

“We couldn’t get a table because the restaurant was full.” – “Nós não conseguimos pegar uma mesa porque o restaurante estava cheio.”

“I cleaned my room because my mother told me so.” – “Eu limpei o meu quarto porque minha mãe me mandou fazer isso.”

“I knew the house because I lived next to it for five years.” – “Eu conhecia a casa porque eu vivi ao lado dela por cinco anos.”

past perfect continuous

Past Perfect Continuous (Passado Perfeito Contínuo)

past perfect continuous é o oitavo de nossos tempos verbais em ingles. Ele é usado para falar de situações em progresso que não acabaram antes de uma outra ação no passado. Ele também pode enfatizar a duração de um evento ou ação, e restringe esse evento ao passado. Ou seja, nunca se referirá a algo que acontece até o momento presente. Observe algumas frases de exemplo abaixo:

“We had been waiting there for more than three hours when she arrived.” – “Nós estávamos esperando ali por mais do que três horas quando ela chegou.”

“They had been talking for an hour when Barbara’s phone died.” – “Eles vinham falando por uma hora quando o celular de Barbara acabou a bateria.”

“How long had you been waiting to get on the bus?” – “Quanto tempo você vinha esperando para entrar no ônibus?”

simple future

Simple Future (Futuro Simples)

Prosseguindo sobre os tempos verbais em ingles, falaremos agora sobre o simple future. Ele é usado para indicar ações, planos, eventos, intenções ou previsões futuras. Como não existe uma forma verbal para o futuro, será necessário utilizar os termos going to ou will. Atente-se a alguns exemplos de uso a seguir:

“I will not do your homework for you.” – “Eu não farei o seu dever de casa para você.”

“She will send you the information when she gets it.” – “Ela irá enviar-lhe a informação quando ela recebê-la.”

“Are you going to meet Alexis tonight?” – “Você vai encontrar Alexis esta noite?”

future continuous

 Future Continuous (Futuro Contínuo)

O décimo item da lista de tempos verbais em ingles é o future continuous. Ele é usado para falar sobre situações que estarão em desenvolvimento durante um período de tempo futuro, ou sobre eventos ou ações que estão completas no futuro. Observe alguns exemplos a seguir:

“You will be waiting for her when her plane arrives tonight.” – “Você estará esperando por ela quando o avião dela chegar esta noite.”

“John is going to be washing the dishes at 8 PM.” – “John estará lavando as louças às 8 da noite.”

“I will be waiting for you when your bus arrives.” – “Eu estarei esperando por você quando seu ônibus chegar.”

future perfect

Future Perfect (Futuro Perfeito)

future perfect é o penúltimo dos tempos verbais em ingles. Ele serve para se referir a um evento que estará encerrado ou completo antes de um determinado período de tempo que ocorrerá no futuro. Observe os exemplos abaixo para entender melhor:

“I am not going to have finished this test by 3 PM.” – “Eu não vou ter acabado essa prova às 3 da tarde.”

“By next November, Dana will have received her promotion.” – “No próximo novembro, Dana irá ter recebido sua promoção.”

“They will have completed the project before the deadline.” – “Eles terão completado o projeto antes do prazo.”

future perfect continuous

Future Perfect Continuous (Futuro Perfeito Contínuo)

Para encerrar o assunto de tempos verbais em ingles, falaremos agora sobre o future perfect continuous. Ele é usado para falar que uma ação estará em desenvolvimento em um certo período do futuro, com ênfase para a duração desta ação. Veja algumas frases de exemplo a seguir:

“You will have been waiting for more than two hours when her plane arrives.” – “Você estará esperando por mais de duas horas quando o avião dela chegar.”

“She is going to have to been driving for four hours straight when we get to Chicago.” – “Ela terá de estar dirigindo por quatro horas direto quando nós chegarmos a Chicago.”

“By next year I will have been living in Canada for six months.” – “No próximo ano fará seis meses que eu estarei vivendo no Canadá.”

tempos verbais em ingles conclusao

Tempos verbais em ingles – Conclusão 

Assim encerramos nosso post sobre os tempos verbais em ingles! Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão sobre esse assunto, basta falar com a gente pela caixa de comentários abaixo.

E se estiver com um tempinho a mais para estudar, confira também uma super dica do nosso canal no YouTube: Phrasal verb: Look For.

Aproveite e aprimore o seu inglês!

Continue acompanhando nosso blog para encontrar mais dicas essenciais de ingles para seu aprendizado!

Nos vemos em breve!

Receber livro grátis: Guia Definitivo de Inglês para Viagem. Últimas cópias!