SHARE

Olá, tudo bem? O tempo verbal Present Perfect é um pesadelo para muitos estudantes da língua inglesa, mas ao final desse post você terá entendido como usá-lo da maneira correta.

present perfect tired white man blond working sad angry

Ensinaremos a você em quais situações ele pode ser usado, e daremos exemplos práticos para que você entenda o Present Perfect de uma vez por todas.


Participe do Workshop: Acelere seu inglês

Present Perfect – O que é?

O Present Perfect é um tempo verbal da língua inglesa que utiliza os verbos have e has como auxiliar e também verbos no passado particípio. Ele é muito utilizado e aprendê-lo deixará seu inglês mais natural.

Antes de começar, há duas coisas que você precisa ter em mente. A primeira é de que o Present Perfect não é um tempo verbal que temos no português. A segunda coisa da qual deve se lembrar é de que ele possui diversos usos. Portanto, é muito útil que você aprenda a situações em que deve usá-lo e vá criando seus próprios exemplos ao longo do e-book.

Vamos então às dicas de quando utilizá-lo?

 

Present Perfect #1: Para dizer há quanto tempo algo está (ou não) acontecendo

Durante nossa vida é normal iniciarmos uma atividade e permanecermos nela por um tempo. São exemplos os cursos de uma universidade ou um emprego. Quando formos falar a duração dessas atividades, podemos usar present perfect. Neste caso, o present perfect aparece quase sempre com a palavra for (“por, durante”) ou since (“desde”).

Vamos tomar como exemplo uma entrevista de emprego, onde o entrevistador lhe pergunta há quanto tempo você está no seu atual trabalho. Uma boa resposta seria:

I’ve worked for Microsoft for seven years. (= I have worked at BBC for seven years.)

(“Eu trabalho para Microsoft há sete anos.”)

Uma reposta diferente, mas com a mesma ideia é:

I’ve worked for Microsoft since 2006. (=I have worked at BBC since 2006.)

(“Eu trabalho para Microsoft desde 2006.”)

Porém, tenha atenção. Só podemos usar o present perfect  para esse caso se a ação ainda estiver acontecendo.

Agora, vamos para outro exemplo, de algo que não acontece há algum tempo.  Imagine que você tem um amigo que não vê há muito tempo. Um dia você resolve ligar para ele e então pode dizer:

phone talk hi friend talking teeth white present perfect how are you i'm fine and happy

We haven’t seen each other for a long time. ( = We have not seen each other for a long time.)

(“Nós não nos vemos há muito tempo.”)

Ou ainda:

We haven’t seen each other since 2000. ( = We have not seen each other since 2000.)

(“Nós não nos vemos desde 2000.”)

Em resumo: para mostrar a duração de uma ação que está acontecendo ainda, utilize o present perfect.

 

Present Perfect #2: Para contar suas experiências

Uma das maiores características do present perfect é de que nele a data específica em que as ações aconteceram não tem peso. Em outras palavras, a ação é bem mais importante do que quando ela aconteceu. Ele pode ser usado para falar há quanto tempo algo vem acontecendo, mas não para mencionar o dia exato.

Sendo assim, o present perfect é muito útil quando se quer contar suas experiências. Vamos novamente voltar ao exemplo da entrevista de emprego. Imagine que agora o empregador lhe perguntou quais cargos você já ocupou durante sua vida. Você pode responder:

programmer digital 3d model black ide rocket prototype present perfect

I’ve been a computer programmer and also a systems analyst. ( = I have been a computer programmer and also a systems analyst.)

(“Eu fui um programador e também analista de sistemas.”)

Você percebeu como o ano ou período em que isso aconteceu nem foi citado? É exatamente porque os fatos são mais importantes que as datas.

Mas, não é só para esse tipo de experiência que podemos usá-lo. Imagine que você acabou de chegar de viagem e um amigo vem lhe perguntar quais cidades visitou. Você então pode responder:

I’ve visited Milan and Rome. They are nice places.

(“Eu visitei Milão e Roma. São lugares legais.”)

Novamente perceba que não importa quando você esteve nesses lugares, mas sim que passou por lá.

Quando estamos contando uma experiência, é comum também falarmos quantas vezes ela se repetiu. Veja mais um exemplo:

brazil shirt team present perfect

Brazil has won five World Cups.

(“O Brasil venceu cinco Copas do Mundo”)

Em resumo: utilize o present perfect para falar sobre suas experiências.


Participe do Workshop: Acelere seu inglês

 

Present Perfect #3: Quando for falar de algo que aconteceu em um período que ainda não terminou

Se você deseja falar de coisas que aconteceram esse ano, ou essa semana, ou hoje, por exemplo, é natural que se use o present perfect. Mas, por quê?

No português usaríamos o tempo passado para falar de algo que aconteceu hoje mais cedo, ou num dia anterior dessa semana. Porém, você concorda que “hoje” ou “essa semana” são períodos que não estão no passado exatamente, já que ainda estão acontecendo? O inglês deu um jeito nisso com o present perfect.

Novamente, vamos utilizar o exemplo da entrevista de emprego. Agora, o entrevistador lhe perguntou o que tem feito para crescer profissionalmente recentemente. Você então poderia responder:

I’ve started a Spanish course this week and I’ve studied abroad this year. ( = I have started a Spanish course this week and I’ve studied abroad this year.)

(“Eu comecei um curso de espanhol essa semana e estudei no exterior esse ano.”)

“Essa semana” e “esse ano” ainda não estão acabados, portanto, usamos present perfect e não o tempo passado.

Vamos para um segundo exemplo. Imagine que dois amigos se encontram num bar de noite, no final de semana. Eles então vão conversar até que um deles resolve contar que seu pai comprou um carro nessa semana. Ele pode dizer:

new car blue expensive present perfect

My father’s bought a new car this week. (= My father has bought a new car this week.)

(“Meu pai comprou um carro novo essa semana.”)

Os estudantes brasileiros no geral costumar utilizar o tempo passado para situações como essa porque é assim que fazemos no português. Esse é um hábito difícil de perder, mas não impossível. No início é preciso se policiar para não usar o tempo errado, mas com o tempo isso fica natural.

Em resumo: utilize present perfect se for mencionar períodos inacabados.

 

Present Perfect #4: Para falar de ações que aconteceram no passado, mas têm consequências no presente

Se algo aconteceu no passado, mas só agora você está vendo os resultados, sejam eles bons ou ruins, deve-se usar present perfect.

Imagine que aquela entrevista de emprego dos exemplos anteriores acabou (ufa!) e você está retornando para sua casa. Quando chega lá, não consegue abrir a porta porque perdeu suas chaves. Em inglês você poderia dizer:

I’ve lost my Keys. (= I have lost my keys.)

(“Perdi minhas chaves.”)

Provavelmente você as perdeu no caminho de volta, mas só agora está vendo as consequências. Sendo assim, usamos present perfect.

Vamos para outro exemplo. Imagine que você e seu amigo estão na fila para um tão esperado show de rock. Ao se aproximar da entrada, seu amigo diz que não poderá entrar e a explicação é:

tickets show present perfect paramore

I’ve forgotten my ticket. (= I have forgotten my ticket.)

(“Eu esqueci minha entrada.”)

Ao sair de casa ele já não tinha a entrada consigo, porém, só foi perceber no momento de entrar praticamente.

Portanto, em resumo: se algo aconteceu no passado, mas tem consequências agora, utilize present perfect.

 

Present Perfect – Conclusão

E aí? Como foi? Esperamos que agora você tenha entendido de uma vez por todas como utilizar o present perfect.  Não deixe de criar seus próprios exemplos agora. Dessa maneira, estará tornando seu aprendizado mais ativo.

E se você gosta de receber dicas de inglês, gostaríamos de lhe fazer um convite.

De tempos em tempos a professora Ana Cuder organiza um workshop chamado “Acelere Seu Inglês com a Ana Cuder”. E o que é esse workshop?

Ele é um evento 100% online, no qual você só precisa de computador e internet pra participar. Ele dura uma semana, e durante essa semana a professora Ana compartilha e divulga uma série de vídeos e aulas de inglês ensinando em mais detalhes seus métodos e técnicas pra aprender inglês de uma forma simples, rápida, e eficiente.

O evento tem também uma parte prática. É oferecida uma aula de inglês inteira com a professora Ana onde ela mostra na prática como funciona seu método.

O workshop é direcionado pessoas com diferentes níveis de inglês. Para se cadastrar, preencha a caixa aqui embaixo com seu e-mail.


Participe do Workshop: Acelere seu inglês

Quando a data do workshop se aproximar, a própria professora Ana entrará em contato com você.

Não deixe de participar do evento!

Quer mais uma dica do canal no You Tube da professora Ana Cuder? Então dá só uma olhada no vídeo abaixo sobre “I Don’t Buy It! O que isso quer dizer?”

Fique por dentro!

Até mais!