SHARE
Erros comuns aprendendo uma nova lingua

Oi, gente, hoje vamos falar dos 7 erros mais comuns para aprender uma nova lingua! Vamos lá!

1. Primeiro erro ao aprender uma nova lingua – Achar que será rápido

Apesar de atualmente existirem muitas promessas de aprender um idioma em alguns meses ou até mesmo em semanas, não se iluda.
Qualquer língua possui uma infinidade de estruturas, pronúncias, sotaques, palavras, gírias e muito mais a serem aprendidas. Além disso, línguas são vivas, isto é, pessoas as usam o tempo todo e a consequência disso é que elas se modificam com muita facilidade.
Um exemplo relativamente recente de uma revolução nas línguas em geral é a introdução da tecnologia no dia-a-dia, para tudo. A maneira como se escrevia antes desse acontecimento era diferente e, atualmente, além da gramática e ortografia padrão, é muito útil que um aluno aprenda a se comunicar através das redes sociais também.
Sendo assim, estudantes de línguas precisam de paciência e atualização constante. E claro, não se pode pensar em desistir.

2. Segundo erro ao aprender uma nova lingua – buscar perfeição sempre

Engana-se quem ainda pensa que há somente uma maneira correta de falar uma determinada língua. Num mundo tão globalizado, não há como evitar certa mistura de línguas. E estudiosos já aceitam isso.

Uma pessoa brasileira aprendendo inglês irá, com certeza, carregar um pouco da sua pronúncia ao falar inglês e isso é aceitável.

Contudo, compreenda bem o que estamos dizendo aqui – algumas interferências da língua nativa na língua sendo aprendida são normais, mas isso não quer dizer que você pode cometer os erros que quiser sempre e “inventar” uma nova língua. É importante se vigiar sempre para buscar melhorar a todo tempo.

3. Terceiro erro ao aprender uma nova lingua – estudar sozinho sempre

erros ao aprender nova lingua

Muitas pessoas preferem fazer tudo individualmente, inclusive estudar. Esse hábito não é ruim, porém, é sempre bom contar com uma ajuda ao se aprender um idioma. É importante que você possa ter acesso a uma pessoa com mais conhecimento para que você possa tirar dúvidas e para praticar.

E, essa pessoa não precisa necessariamente ser um professor. Você pode pedir para um amigo que conheça a língua melhor que você para te ajudar. O importante é ter alguém com quem contar nos momentos de dificuldade e também te dar as dicas necessárias para evoluir no aprendizado.

4. Quarto erro ao aprender uma nova lingua – não ter objetivos definidos 

Definir seus objetivos com referencia ao novo idioma é de enorme importância, uma vez que isso guiará todo o seu aprendizado.

Você vai precisar do inglês para um certificado internacional? Então terá que trabalhar todas as habilidades, estrutura e vocabulário. Seu desejo é viajar? Então é mais adequado trabalhar as situações com as quais precisará conviver na viagem, como por exemplo, como pegar um taxi, como fazer um pedido em um restaurante, etc. Você precisa de inglês para seu trabalho? Se esse for seu objetivo, então é mais útil estudar vocabulário próprio de sua área de atuação e situações como reuniões e entrevistas de emprego.

Ao definir uma meta você evita estudar o que não tem utilidade para você, evitando assim um possível desânimo ao decorrer do processo.

erros aprender nova lingua foco

5. Quinto erro ao aprender uma nova lingua – memorizar frases feitas

Há inúmeros materiais por aí que prometem ensinar a você o que dizer em determinadas situações. Contudo, tome muito cuidado ao memorizar as frases prontas que são oferecidas por esse tipo de material.

O porquê disso é simples – a vida não é um teatro onde todas as pessoas possuem um texto decorado.

A solução pra isso é aprender o mínimo de estrutura possível e praticar as mais diversas situações que podem acontecer, para que, quando você passe por algumas delas na vida real, você não tenha dificuldade.

Participe do próximo Workshop 100% online da Profa. Ana Cuder!

Participe do próximo Workshop 100% online da Profa. Ana Cuder!

Participe da nossa lista de e-mails e receba dicas de inglês diretamente na sua caixa de entrada. Não mandamos spam.

Oba! Obrigado por se inscrever! Fique de olho na sua caixa de entrada. Nela você receberá informações sobre o próximo Workshop, bem como dicas de inglês bem legais!

6. Sexto erro ao aprender uma nova lingua – utilizar apenas um tipo de recurso

Há pessoas que preferem utilizar livros para estudar. Outras preferem as modernidades como aplicativos e jogos online. Existem também pessoas que adoram estudar através de vídeo aulas. Não há problema com os métodos citados, porém, utilizar apenas um deles limita o aprendizado.

Ao estudar utilizando recursos diferentes temos a oportunidade de rever conteúdos de diversas maneiras. Se você por um acaso não entendeu um ponto gramatical através dos livros, estudá-los por meio de vídeos pode ajudar, por exemplo.

Além disso, estudar com um recurso somente pode se tornar entediante com o tempo e consequentemente aumentar sua vontade de desistir. Portanto, busque por novos meios de aprender.

Erros aprender nova lingua

7. Sétimo erro ao aprender uma nova lingua – não praticar com frequência

Não há como escapar. O que leva a perfeição, em qualquer habilidade, é a prática. E há diversas maneiras de praticar inglês.

É importante dedicar um tempo ao estudo de gramática, vocabulário, pronúncia, compreensão de textos e escrita. Esse é o estudo ativo, no qual separamos um momento do dia para estudar o idioma exclusivamente.

Mas, essa não é a única maneira de estudar. É possível realizar também o estudo passivo, no qual aprendemos nos divertindo e quase sem perceber. Ele é possível através de filmes, seriados, jogos, podcasts e vídeos em inglês. Além disso, é possível que você deixe seu celular e outros equipamentos eletrônicos na língua sendo aprendida, utilize redes sociais no idioma estudado, enfim, incluir o segundo idioma no seu dia-a-dia.

Essa é uma prática complicada no início, mas, que com o tempo se torna natural e contribui muito para seu aprendizado.

Participe do próximo Workshop 100% online da Profa. Ana Cuder!

Participe do próximo Workshop 100% online da Profa. Ana Cuder!

Participe da nossa lista de e-mails e receba dicas de inglês diretamente na sua caixa de entrada. Não mandamos spam.

Oba! Obrigado por se inscrever! Fique de olho na sua caixa de entrada. Nela você receberá informações sobre o próximo Workshop, bem como dicas de inglês bem legais!