SHARE
keep calm and carry on

Olá, pessoal, tudo bem?

Hoje o artigo é sobre essa expressão que era muito famosa há alguns anos, e que mesmo agora ainda é usada eventualmente. Vamos falar do significado dela, de onde ela surgiu e, para fins quase que puramente de diversão, vamos finalizar com um compilado de alguns dos melhores usos da expressão. Então … o que significa keep calm?


Participe do Workshop: Acelere seu inglês

O que significa keep calm 

o que significa keep calm
“Fique calmo, e fique calmo, e fique calmo, e fique calmo, e … “

“Keep calm” significa, simplesmente, “Fique calmo”, “Mantenha a calma”. Parecido com o clássico “Don’t Panic!” expressão que ficou famosa graças a série de livros “Guia do Mochileiro Das Galáxias”, Mas o “Keep calm“, por sua vez, tem uma origem totalmente não-fictícia …

Origem da expressão Keep calm

o que significa keep calm
Foto da segunda guerra mundial.

Vamos fazer uma pequena viagem no tempo e voltar à segunda guerra mundial …

Muitas décadas atrás, muito antes da internet e seus memes, o mundo estava em guerra. E pessoas em guerra sentem medo, muito medo. Sabendo disso, o governo da Grã-Bretanha criou em 1939 o slogan “Keep calm and carry on” (“Mantenha a calma e siga em frente”), tentando assim tranquilizar o seu povo para o caso de invasão do seu território, por parte do inimigo.

o que significa keep calm
“Sinal dos tempos”. Jornal britânico contando essa história com um título de duplo sentido.

A ideia inicial era imprimir três cartazes que seguissem o mesmo design. Duas cores – vermelho e azul – que invocassem o patriotismo da bandeira, um desenho da coroa do rei George VI e uma frase impressa numa fonte de fácil compreensão. O primeiro pôster vinha com a frase: “Sua coragem, sua alegria e sua determinação vão nos trazer a vitória”.

Na segunda: “A liberdade está em perigo. Defenda-a com toda sua força”.

Eles foram distribuidos por todo país e logo foram parar nas paredes, janelas de lojas e até vagões de trens.

A popularização da expressão “Keep calm

E é aí que você se pergunta: “Mas onde o keep calm aparece nessa história?”. Aconteceu que em 2000, porém, um cartaz da época foi redescoberto e reproduzido em grande escala como tema de decoração. Bastou isso para que ele se tornasse viral. Em determinado momento de lá para cá, nas redes sociais (muito provavelmente no tumblr) começou a moda de se alterar a frase original, acrescentando complementos novos – e engraçadinhos.

O cineasta Temujin Doran dirigiu um curta que narra a história do pôster e para ele o poder está nas palavras: “trata-se de uma voz histórica, que oferece uma mensagem simples e sincera para inspirar a população a superar tempos difíceis. É um conselho que nunca envelhece: “mantenha-se calmo e siga em frente”.

Assista o curta a seguir para conhecer um pouco mais sobre essa história!

VÁRIAÇÕES DO PÔSTER DE “KEEP CALM AND CARRY ON”

Existem milhares de paródias pela internet. A maioria dela faz referência a elementos da cultura pop e situações do cotidiano. Veja essa seleção que preparamos pra você e compartilhe com os amigos!


Now Keep calm, and …

… Vem ver mais alguns dos nossos posts que você pode gostar:

Daqui em diante em ingles: como dizer?
– Horário de verão em inglês: existe?

 

Gostou? Continue ligado no blog para mais dicas incríveis e informações interessantes de ingles! Tem alguma dúvida? Algum termo que gostaria de conhecer a origem? Escreva nos comentários pra gente. E até a próxima, pessoal!


Participe do Workshop: Acelere seu inglês