SHARE

Estudo ativo ? Estudo passivo ? Oi ?

Todos sabem que o professor tem o papel de ensinar e passar conteúdo, mas e o aluno? Quase nada se fala sobre o papel dele e ao final deste e-book você saberá como se tornar um aluno melhor na prática.

Contudo, antes disso é preciso entender bem a diferença entre o estudo ativo, aquele onde você dedica tempo exclusivamente para o aprendizado do idioma, e estudo passivo, durante o qual você estuda mesmo sem perceber.

Vamos lá então?

Participe do próximo Workshop 100% online da Profa. Ana Cuder!

Participe do próximo Workshop 100% online da Profa. Ana Cuder!

Participe da nossa lista de e-mails e receba dicas de inglês diretamente na sua caixa de entrada. Não mandamos spam.

Oba! Obrigado por se inscrever! Fique de olho na sua caixa de entrada. Nela você receberá informações sobre o próximo Workshop, bem como dicas de inglês bem legais!

Estudo ativo

A palavra “ativo” se refere à ação, ao que age. O estudo ativo é aquele no qual você age deliberadamente, dedicando seu tempo exclusivamente ao aprendizado do idioma. Alguns exemplos de estudo ativos são quando você frequenta uma aula de inglês, realiza exercícios de gramática, simulados de testes ou assiste vídeos com finalidade de tomar notas para estudá-lo em detalhes.

estudo ativo homem barbudo estudando

 

No caso do estudo ativo, é muito útil que você esteja livre de distrações no momento em que o realiza. Aparelhos como celular ou tablets podem fazer com que você desvie muito sua atenção da matéria em foco. O mesmo acontece com redes sociais como Facebook e Instagram. É difícil alcançar a eficiência nos seus estudos se você ficar checando sua linha do tempo de cinco em cinco minutos. É importante que o aluno esteja focado e sem quaisquer distrações durante todo o período de estudo ativo.

É difícil alcançar a eficiência nos seus estudos se você ficar checando sua linha do tempo de cinco em cinco minutos.

Outro fator importante no estudo ativo é a regularidade, isso é, a frequência com a qual você estuda. No estudo ativo, é muito mais importante que você possua assiduidade do que longas horas de dedicação em um dia seguidas de vários dias sem dedicação alguma. É interessante que você defina seções para estudo que sejam regulares e de curta duração. É mais produtivo, por exemplo, estudar trinta minutos por dia do que estudar duas horas corridas num dia só e depois passar 2 ou 3 dias sem estudar.

Obviamente, isso varia de pessoa para pessoa. Cada um deve organizar seu tempo como lhe é conveniente. O ideal é que você consiga fazer seus estudos ativos seguindo as três orientações fornecidas: estudar com foco somente nos estudos, com regularidade, e em seções de curta duração.

Estudo passivo

Se a palavra “ativo” se refere ao que age, a palavra “passivo” por sua vez se refere àquilo que não toma iniciativa, que é inerte. O estudo passivo é exatamente isso – aquele estudo que você faz sem realmente perceber que está fazendo.

Estudo passivo é todo tempo que você passa em contato com o inglês, sem necessariamente estar estudando. Quando você escuta músicas, assiste a filmes ou joga videogames em inglês, por exemplo, você está aos poucos absorvendo sons, novas palavras e expressões, assim como estruturas gramaticais. Esse tipo de estudo é muito importante para que você se familiarize com o idioma e possa aplicar, em um contexto real, tudo o que aprendeu durante seu tempo de estudo ativo.

estudo ativo passivo video game japanese boys playing

Diferentemente do estudo ativo, que deve ser feito em seções regulares e de curta duração, o estudo passivo não tem limitações, ou seja, quanto mais, melhor! O ideal é que você introduza o inglês aos poucos no seu dia a dia através de músicas, seriados, filmes, jogos, revistas, blogs, entre outros. No início será um pouco complicado, afinal, não é algo com o qual você está acostumado. No começo haverá também certa dificuldade para entender tudo que ouvir ou ler, mas isso é normal. Com o tempo, esse processo vai se tornando mais fácil, e você passa até a se divertir com isso.

ouvindo musica estudo passivo

E, com inglês, essa troca de atividades do dia a dia do português para o inglês é muito mais fácil, já que há uma quantidade enorme de recursos na língua inglesa. O importante aqui é que você procure em inglês as mesmas coisas que já são de seu interesse em português. Não é muito útil, por exemplo, você ser fã de moda, mas procurar notícias sobre economia para ler ou ouvir. O porquê disso é muito simples: você não se interessará muito e isso te deixará desmotivado. Além disso, você não estará familiarizado com o vocabulário, o que tornará tudo um pouco mais difícil.

Mas, então, qual é seu papel como aluno nisso tudo?

Lembre-se sempre que o aprendizado é uma via de mão dupla – de um lado está quem ensina e do outro lado quem aprende. Para que tudo funcione corretamente, é preciso que todos desempenhem seus papéis corretamente.

E, pode ser surpreendente para você, mas o papel do aluno tem um peso relativamente maior no resultado do aprendizado do que o do professor. E o que você pode fazer? Muita coisa.

Primeiramente, crie sua rotina de estudos. Infelizmente, não há resultados sem uma quantidade razoável de esforço. Vimos aqui que o estudo ativo é importante, então dedique tempo a ele. Já está matriculado num curso de inglês? Se sim, ótimo. Se não, pode começar por ai.  Você faz aulas todos os dias? Se sua resposta for não, pense seriamente em separar alguns minutinhos dos dias em que não tem aula pra estudar inglês em casa. E além das aulas? Como está estudando? Está procurando materiais à parte? Está fazendo exercícios extras? Planeje tudo isso. Você é o maior responsável pelo seu aprendizado.

Além disso, é preciso refletir sobre o seguinte fato: Você fala português muito bem porque esta sempre falando português. Por que não faz o mesmo com inglês? Caso tenha um celular (e é muito provável que tenha um) modifique seu idioma padrão para inglês.  Se você usa muito o computador, faça o mesmo. Tem um perfil no Facebook? Deixe-o em inglês também. Leia livros em inglês, ouça músicas em inglês, veja filmes em inglês, jogue jogos em inglês sempre que você puder! Esse é o estudo passivo de forma prática.

gps ingles se guiar estudo ativo

Quanto mais coisas você estiver fazendo em inglês, maior será o seu contato com o idioma, e maior será o seu aprendizado. Dessa maneira, você aprende fazendo!  Você vai perceber que, em certo momento, vai começar a encontrar por aí o que aprendeu no seu estudo ativo. De repende, você estará vendo um filme e vai entender uma frase completa porque estudou aquela estrutura há pouco tempo. E claro, vai ficar muito contente.

É esse processo que realmente solidifica o seu aprendizado e eleva o seu nível.

Espere, temos mais uma sugestão!

Agora que você já sabe como se tornar um aluno melhor e consequentemente aperfeiçoar seu aprendizado, queríamos lhe fazer um convite muito especial. Gostaríamos que você participasse de um evento online

Ele é um evento no qual você só precisa de um computador com Internet para participar. Nada mais. Ele tem duração de uma semana e nele a professora Ana Cuder divulga uma serie de vídeos e aulas de inglês, ensinando mais sobre seu método.

Ana Cuder é uma professora de inglês de formação, muito bem conceituada e autora de livros didáticos. Ela já trabalhou para editoras como Scipione e Macmillan Heinemann, além de ter sido escritora exclusiva do de uma das maiores redes de ensino de idiomas do Brasil por mais de 30 anos. Mais de 300.000 alunos aprenderam inglês com seu método.

O evento online contará também com uma parte prática, composta por uma aula de inglês completa onde a professora Ana mostra como funciona seu método. Participe mesmo que você já tenha algum conhecimento da língua. Temos certeza que você irá gostar e que a sua participação mudará sua perspectiva sobre o aprendizado de inglês.

Para se cadastrar, preencha aqui embaixo:

Participe do próximo Workshop 100% online da Profa. Ana Cuder!

Participe do próximo Workshop 100% online da Profa. Ana Cuder!

Participe da nossa lista de e-mails e receba dicas de inglês diretamente na sua caixa de entrada. Não mandamos spam.

Oba! Obrigado por se inscrever! Fique de olho na sua caixa de entrada. Nela você receberá informações sobre o próximo Workshop, bem como dicas de inglês bem legais!

Quando a data do curso estiver próxima, a própria professora Ana entrará em contato com você.

Não deixe de participar do evento!

Até mais!