SHARE

Oi, pessoal, como vocês estão?

Hoje eu vou falar sobre os dias da semana em ingles. Um assunto que, a princípio, parece ser bem curto e sem rodeios. Basta apenas saber como se falam os sete dias da semana na língua inglesa, e pronto.

Mas por que focarmos apenas nisso quando podemos enriquecer nossa cultura além do nosso vocabulário, não é mesmo? Por isso, continue lendo e acompanhando esse post se você estiver curioso para saber mais sobre os dias da semana além de seus nomes em ingles.

Se, por outro lado, você quiser aprender esse conteúdo de forma rápida e objetiva, opte por ir até o final do post, onde deixei um resumo de tudo o que foi discutido aqui. 😉


Participe do Workshop: Acelere seu inglês

Dias da semana em ingles:

Monday – Segunda-Feira

Analogamente à Sunday, Monday é a junção de Moon (lua) + Day (dia). O nome Sunday vem de Sunnandæg, palavra do Inglês Arcaico que junta as palavras sun (sol), com a palavra day (dia). Em latim, Dies Lunae, a ideia aqui é a mesma (povos pagães comemorando seus astros favoritos), porém é interessante de se notar que apesar de o Brasil utilizar uma nomenclatura bem diferente, diversos povos latinos, em geral, se valeram da mesma raiz da língua inglesa. Veja: em espanhol diz-se lunes, em italiano lunedì, e em francês lundi.  Para saber em ainda mais detalhes, verifique o artigo da Wikipedia – Segunda-feira.

 Monday 

Lua cheia representando a origem da palavra Monday (Full moon)
Lua cheia representando a origem da palavra Monday (Full moon)

Tuesday – Terça-Feira

Saindo um pouco da linha “celeste”, com Tuesday vemos um pouco da origem nórdica que dá o nome de alguns dias da semana em ingles.

Significando “Dia do Tiw” (Tiu’s day), remete na verdade à Tyr (ou Tew, ou Tywar), um deus da guerra e da glória famoso na mitologia norueguesa. Repare que, analogamente, em línguas latinas temos variações similares, porém ligadas ao deus da guerra romano Martes. Ou seja, a origem da mitologia pode ter sido alterada, mas a ideia base para a simbologia do dia permaneceu a mesma. Curioso, não?

 Tuesday 

dias da semana em ingles thor thursday weekday
Desenho simbólico de Tyr, deus da guerra nórdico

Para saber em ainda mais detalhes, veja também o artigo da Wikipedia – Terça-feira.

Wednesday – Quarta-Feira

Dia do grande patriarca nórdico, Wednesday foi nomeado de tal forma em uma homenagem ao deus Odin. Woden’s day, mais uma vez se diferencia apenas um pouco da nomenclatura adotada pelas línguas latinas, que geralmente basearam a nomenclatura desse dia da semana se baseando em Mercúrio (tanto a divindade romana como o planeta). Por isso, temos nomes como miércoles em espanhol, mercoledì no italiano, e mercredi no francês Para saber em ainda mais detalhes, acesse o artigo da Wikipedia – Quarta-feira.

 Wednesday

Wednesday (Quarta-feira)
Wednesday (Quarta-feira)

Thursday – Quinta-Feira

A essa altura ninguém mais deve estar surpreso (que pena), mas mesmo assim é interessante saber: Thursday vem de o dia de Thor, Thor’s Day. Ou seja, é mais um dia cuja nomenclatura é inspirada na mitologia nórdica. Sim, o Thor que todos andamos vendo nos cinemas é inspirado nesse deus! Ele sempre teve um dia na semana inteiro em homenagem a ele. Pois é. Mais uma vez, nas culturas latinas tivemos a inspiração, por outro lado, do deus romano Júpiter. Jueves em espanhol é um exemplo.

Para saber em ainda mais detalhes, não deixe de acessar o artigo da Wikipedia – Quinta-feira.

 Thursday

Olha ai o Thor dos cinemas, deixa não só as quintas-ferias mas todos os dias mais bonitos não é mesmo?
Olha ai o Thor dos cinemas, deixa não só as quintas-ferias mas todos os dias mais bonitos não é mesmo?

Friday – Sexta-Feira

Desta vez inspirado em Freya, a deusa germânica da beleza, Freya’s day tem sua versão latina inspirada em Vênus, também uma deusa (desta vez romana) que simboliza os ideias de beleza, da formosura, e dos prazeres.

“It’s Friday, I’m in love!” (“É Sexta-Feira, estou apaixonado”. Verso da música Friday, I’m in love da banda The Cure)

 “Gotta get down on Friday.” (“Tenho que sair na Sexta-feira!”. Verso da música Friday, de Rebecca Black)

Como podemos ver por conta disso, globalmente e historicamente, o dia de sexta-feira é tipo como um tempo de diversão. Sabedoria milenar!

Para saber em ainda mais detalhes, acesse o artigo publicado na Wikipedia – Sexta-feira.

Friday

Fri-yay (É uma giria que mistura as palavras Friday com Yay que é uma interjeição de felicidade)
Fri-yay (É uma giria que mistura as palavras Friday com Yay que é uma interjeição de felicidade)

Saturday – Sábado

Por último, Saturday retoma a linha comum entre origens nórdicas, saxãs, e latinas, sendo em todos nomeado a partir de Saturno.

A curiosidade especial aqui é que, dentre todos os dias da semana em ingles, perceba que uma parte tinha origens pagãs, uma parte saxã/nórdica, mas sábado é o único dia com origem puramente romana, tanto na língua inglesa como em outras linguagens. Isso pode ser explicado pois provavelmente os Anglo-Saxões adotaram esse nome por não existir nenhum deus norueguês que correspondesse ao “deus Romano da agricultura” ou tivesse uma simbologia similar. Definitivamente é algo a se refletir.

Para saber em ainda mais detalhes, visite o artigo da Wikipedia – Sábado.

Saturday

Olá Sábado, eu te amo.
Olá Sábado, eu te amo.

Sunday – Domingo

O nome Sunday vem de Sunnandæg, palavra do Inglês Arcaico que junta as palavras sun (sol), com a palavra day (dia). Por isso, Sunday quer dizer “Dia do Sol” (“Day of the Sun”).

 Day of the Sun

Isso se dá porque os povos pagãos antigos reverenciavam seus deuses dedicando este dia ao – surpresa – sol, o centro de nosso sistema planetário. Além disso, é interessante saber que a expressão “Day of the Sun” na realidade veio do termo em Latim Dies Solis. Repare que, já no caso das nossas línguas latinas, a palavra é originária do latim dies Dominicus, que significa “dia do Senhor”, tendo uma origem mais religiosa, recente e ligada à cultura cristã. Na mesma linha da língua portuguesa, temos também as versões em espanhol (Domingo), italiano (Domenica), e francês (Dimanche) Para saber em ainda mais detalhes, confira o artigo publicado na Wikipedia – Domingo.

Sunday

Domingos ... durma até sentir fome. Coma até sentir sono.
Domingos … durma até sentir fome. Coma até sentir sono.

Curiosidade

Você provavelmente já deve ter notado isso ao decorrer do post, mas todos os dias da semana em inglês terminam com o sufixo -day, que significa “dia” (mais ou menos como os nossos dias terminados em -feira, com exceção dos sábados e domingos).

Por conta disso, é comum encontrar abreviações dos dias da semana em agendas, cadernos de anotações ou aplicativos de organização como calendários e similares. As formas abreviadas aparecerão então como mon (monday), tue (tuesday), wed (wednesday), thur (thursday), fri (friday), sat (saturday) e sun (sunday).

resumo dias da semana em ingles

Dias da semana em ingles: Resumo

Para você que deseja apenas saber quais são os dias da semana em ingles de forma prática e objetiva, sem se aprofundar com seus contextos culturais e históricos de origem, elaboramos um pequeno resumo abaixo. Confira!

  • O nome dado para o dia de segunda-feira é Monday;
  • O nome dado para o dia de terça-feira é Tuesday;
  • O nome dado para o dia de quarta-feira é Wednesday;
  • O nome dado para o dia de quinta-feira é Thursday;
  • O nome dado para o dia de sexta-feira é Friday;
  • O nome dado para o dia de sábado é Saturday;
  • O nome dado para o dia de domingo é Sunday;

bonus da lição dias da semana em ingles

Bônus da lição!

Muito provavelmente você já ouviu falar em uma sobremesa super famosa, feita com um delicioso sorvete, que é chamada de Sundae.

Agora, algo que você talvez não saiba é de onde veio o nome dado a essa sobremesa. Das muitas histórias atribuídas à criação do sundae, a mais comum é a que a comunidade religiosa  protestante americana condenava o consumo no dia de domingo (Sunday, em inglês) do ice cream soda (sobremesa que é uma mistura de sorvete com água com gás ou refrigerante, servido em um copo). E foi daí então que surgiu o sundae, que é nada mais que a preparação de um sorvete substituto para consumo dominical. Muito interessante, não é mesmo?

Sundae
Sundae

Bônus da lição (Sim, outro bônus!)

Existem muitas músicas que citam os dias da semana em ingles (inclusive você pode ver AQUI nosso post sobre a música TGIF da Kate Perry que fala sobre as sextas-feiras), então para esse post nós decidimos compartilhar com vocês uma música que fale sobre as segundas-feiras e o quão boas elas podem ser, afinal segunda-feira ruim não existe, tudo importa do estado de espírito em que estamos, não é mesmo? Portanto, vamos encerrar esse post com essa linda música, que é um grande clássico do grupo The Mamas and The Papas, tudo isso com a sua letra passando no vídeo para você acompanhar de maneira fácil.

“Monday, Monday (Segunda-feira, segunda-feira)
So good to me (Tão boa para mim)
Monday mornin’, it was all I hoped it would be (Manhã de segunda, foi tudo que eu esperava que fosse)
Oh Monday mornin’, Monday mornin’ couldn’t guarantee (Oh, manhã de segunda, a manhã de segunda não poderia garantir)
That Monday evenin’ you would still be here with me” (Que na noite de segunda você ainda estaria aqui comigo)

Você gostou do nosso post sobre o tema “dias da semana em ingles”? Se quiser mais conteúdos com dicas de ingles em temas similares, não deixe de conferir também estes posts:


Participe do Workshop: Acelere seu inglês

Agora que tal dar uma olhada nos 5 motivos pelos quais você não fala inglês ainda…? Acelere seu inglês!

Em caso de dúvidas ou sugestões sobre esse assunto, basta falar com a gente pela caixa de comentários abaixo.

Até mais!

Salvar