SHARE

Olá, pessoal, tudo bem? Hoje eu vou falar com vocês sobre a famosa Black Friday que vocês provavelmente já conhecem, mas provavelmente ainda não sabem exatamente o significado, e mais provavelmente ainda não sabem sobre a origem (tudo bem, porque eu também não sabia antes de pesquisar para esse post).

Vamos lá descobrir então?

Black Friday – Tradução

black friday tradução

Black Friday significa, literalmente, “Sexta-feira Preta”. Ou, em um sentido mais coerente, “Sexta-Feira Negra”. Significa também que haverá caos nas ruas, nos shoppings, e nos sites porque todos estarão vendendo seus produtos a um desconto único para aquele momento do ano.

Mas, atenção: no Brasil, muita gente se aproveita da época para fazer descontos “mágicos” como “metade do dobro” (veja como normalmente é a “Black Fraude” por aqui).

De qualquer forma, continuando a falar da tradução, se você ficou curioso com a tradução e gostaria de saber mais de outras cores em ingles, clique aqui no nosso post a respeito:

Cores em ingles – básicas e avançadas

Igualmente, se você ficou curioso e gostaria de saber mais sobre dias da semana em ingles, clique aqui no nosso outro post a respeito:

Dias da semana em ingles + origens + curiosidades

Black Friday – Origem

Agora que já temos certeza que sabemos o significado, vamos falar das origens da Black Friday!

black friday fake origin

Alegação: A Black Friday veio da escravidão. No dia seguinte à Ação De Graças, quando os comerciantes de escravos saíam para vender escravos com descontos para ajudar nas plantações que viriam no inverno que estava por chegar (cortando madeira, fazendo abrigos, etc), e daí veio o nome…

black friday origins

Mentira!

A verdade é, como sempre, mais complicada do que parece – mas muito mais engraçada!


Participe do Workshop: Acelere seu inglês

Black Friday – Origem (agora de verdade)

black friday cancer

Tudo começou com o dia de Ação De Graças americano. Sendo historicamente na última 5ª feira do mês de Novembro, por volta dos anos 50 muuuitos trabalhadores simplesmente ficavam magicamente “doentes” na 6ª feira. Como historicamente somente a peste negra (black plague, portanto) deixava tanta gente doente assim, ficou-se cunhado que todos subitamente sofriam de black fridayitis (“inflamação da sexta-feira negra). Interessante, não?

black friday origins

Meia-Verdade!

pegadinha do malandro black friday

Black Friday – Origem [agora de verdade (eu juro!)]

black friday traffic A expressão surgiu, na verdade, do departamento de polícia da Filadélfia nos anos 60. Os policiais se referiam por Black Friday à sexta-feira depois do dia de Ação De Graças que, por ficar com muita gente nas ruas e no trânsito, acabava tendo muito mais caos e acidentes que o normal. Sim, essa é a verdade, de fato, dessa vez. Ufa! verdade

Verdade!

Black Friday – Conclusão

O mistério foi bom enquanto durou, não? Ou foi apenas irritante? O que, você conhecia mais uma versão? Fale de tudo isso nos comentários aqui embaixo!

Black Friday – Fontes

Barrett, Joseph P. “This Friday Was Black with Traffic.” – The Philadelphia Inquirer. 25 November 1994.

Drum, Kevin. “Black Friday.” – Mother Jones. 26 February 2010.

Wikipédia: https://en.wikipedia.org/wiki/Black_Friday_(shopping)

Snopes: http://www.snopes.com/holidays/thanksgiving/blackfriday.asp


Participe do Workshop: Acelere seu inglês